Teste Seus Conhecimentos em Filosofia: 50 Questões no Estilo ENEM para Você Desafiar sua Mente


1. O que significa o termo “filosofia” em sua etimologia?

A) Amor pela sabedoria
B) Busca pela verdade
C) Conhecimento do ser
D) Estudo das ideias


2. Quem é o autor da obra “Meditações”, que reflete sobre a filosofia estoica?

A) Platão
B) Aristóteles
C) René Descartes
D) Marco Aurélio


3. De acordo com Platão, o que é a “Teoria das Ideias”?

A) A explicação do funcionamento do mundo físico
B) A crença em um único deus
C) A existência de um mundo das ideias perfeitas e imutáveis
D) A defesa da liberdade individual


4. Qual filósofo é associado ao conceito de “Cogito, ergo sum” (Penso, logo existo)?

A) Immanuel Kant
B) Friedrich Nietzsche
C) René Descartes
D) Karl Marx


5. Para Aristóteles, a felicidade é alcançada por meio de:

A) Busca incessante pela riqueza
B) Reflexão filosófica contínua
C) Prática da virtude e equilíbrio
D) Renúncia aos prazeres materiais


6. No contexto do pensamento político, qual filósofo defendeu a ideia de um contrato social para estabelecer a autoridade política?

A) Platão
B) Thomas Hobbes
C) John Locke
D) Jean-Jacques Rousseau


7. O que é a “dialética” hegeliana?

A) A busca pela liberdade absoluta
B) O processo de desenvolvimento de ideias por contradições e síntese
C) A separação entre alma e corpo
D) O estudo da moral e ética no contexto social


8. Qual filósofo desenvolveu a teoria do “imperativo categórico”?

A) Friedrich Nietzsche
B) René Descartes
C) Immanuel Kant
D) Aristóteles


9. O que é o “niilismo”, conceito associado a Nietzsche?

A) A crença de que a moralidade é absoluta e universal
B) A ideia de que a vida não tem sentido ou valor intrínseco
C) A busca pela felicidade através do prazer
D) A rejeição do conhecimento empírico


10. O que significa a expressão “filosofia da existência”, associada a filósofos como Sartre e Heidegger?

A) O estudo dos princípios morais
B) A reflexão sobre o significado da vida e a liberdade individual
C) A análise das ideias universais e imutáveis
D) A investigação do mundo das ideias platônicas


11. O conceito de “substância”, para Spinoza, refere-se a:

A) A alma humana como princípio único
B) O conjunto de forças divinas que moldam o mundo
C) Tudo o que existe como uma única realidade, em um só princípio
D) A ideia de que a matéria e o espírito são separados


12. O que, para Karl Marx, caracteriza o modo de produção capitalista?

A) A igualdade entre as classes sociais
B) A luta de classes e a exploração do proletariado
C) O equilíbrio entre o trabalho e o capital
D) O controle dos bens materiais pelo Estado


13. Qual filósofo propôs a divisão da filosofia em três áreas: lógica, física e ética?

A) Aristóteles
B) Platão
C) René Descartes
D) Thomas Hobbes


14. O que significa a expressão “pós-modernidade” na filosofia contemporânea?

A) A crença no progresso contínuo da razão humana
B) A crítica aos ideais de verdade absoluta e à confiança em grandes narrativas universais
C) A busca pela perfeição do indivíduo através do conhecimento
D) A reflexão sobre as limitações do corpo humano


15. Para Jean-Paul Sartre, o ser humano é caracterizado pela:

A) Existência precede a essência
B) Essência precede a existência
C) Vida predestinada por um ser superior
D) A existência de um “Eu” racional


16. O que significa o termo “relativismo cultural”?

A) A existência de uma verdade universal que se aplica a todas as culturas
B) A ideia de que as verdades e valores são relativos às culturas e contextos específicos
C) A afirmação de que a moralidade é independente de qualquer contexto
D) A busca por uma moral comum para todas as culturas


17. O filósofo Michel Foucault é conhecido por seu estudo sobre:

A) A liberdade e igualdade no contrato social
B) A relação entre poder, conhecimento e instituições sociais
C) O desenvolvimento da ciência como progresso inevitável
D) A crítica ao materialismo dialético


18. Qual é a principal crítica de Platão à democracia?

A) A democracia leva à igualdade de direitos entre as classes
B) O povo é suscetível a ser manipulado por demagogos
C) A democracia é incapaz de manter a ordem pública
D) O sistema democrático favorece a liberdade excessiva


19. Qual é a principal característica do “idealismo” filosófico, associado a filósofos como Hegel e Kant?

A) A realidade é feita apenas de ideias ou de uma mente universal
B) A realidade é exclusivamente material e sensível
C) A liberdade é limitada pelas leis da natureza
D) A razão humana é incapaz de entender o mundo


20. A “hipótese da caverna”, presente na obra de Platão, é uma metáfora para:

A) A busca pela sabedoria através do estudo das ideias
B) O processo de ascensão do indivíduo do mundo sensível para o mundo das ideias
C) A crítica ao mundo material e ao prazer
D) A defesa da democracia como forma de governo


21. O que caracteriza a ética utilitarista, defendida por filósofos como John Stuart Mill?

A) A busca pela felicidade individual a qualquer custo
B) A maximização do prazer e a minimização da dor para o maior número de pessoas
C) A prática da virtude como meio de alcançar o bem
D) O respeito às leis divinas e à moral cristã


22. O que significa o termo “materialismo dialético”, associado a Karl Marx?

A) A ideia de que a realidade é construída pela razão pura
B) A visão de que a história humana é movida pela luta de classes e pela transformação das condições materiais
C) A crença de que a moralidade é baseada em um ser divino
D) A noção de que a mente humana não pode mudar a realidade


23. Para Hegel, a História é o processo de:

A) Evolução natural dos seres vivos
B) Rejeição das ideias tradicionais em busca de uma nova moral
C) Manifestação do Espírito Absoluto através da dialética e da razão
D) Destruição das instituições políticas em prol da liberdade


24. Qual a principal ideia defendida por John Locke sobre o Estado?

A) O Estado é uma instituição divina que deve ser respeitada sem questionamento
B) O Estado é um mal necessário para garantir a ordem e a propriedade privada
C) O Estado deve abolir todas as formas de propriedade privada
D) O Estado é uma criação da razão humana para impor regras rígidas à sociedade


25. A “teoria do conhecimento” (epistemologia) investiga:

A) A origem e os limites da moralidade
B) Como as ideias se formam e quais são os limites do conhecimento humano
C) O significado da vida e da liberdade
D) Como as instituições políticas devem funcionar


26. De acordo com o filósofo Sócrates, a verdadeira sabedoria está em:

A) Conhecer as leis divinas
B) Reconhecer a própria ignorância
C) Acreditar na ciência como única fonte de conhecimento
D) Estudar a natureza e os fenômenos físicos


27. O conceito de “vontade de poder” é central para qual filósofo?

A) Friedrich Nietzsche
B) Jean-Paul Sartre
C) Immanuel Kant
D) Karl Marx


28. Para Aristóteles, o conceito de “justiça” está intimamente ligado à:

A) Definição da felicidade como objetivo principal da vida
B) Equilíbrio e medida, tratando-se de dar a cada um o que lhe é devido
C) A luta pela liberdade individual contra a opressão
D) A divisão de bens materiais de maneira igualitária entre os indivíduos


29. O filósofo Friedrich Nietzsche é conhecido por criticar:

A) O cristianismo e seus valores morais
B) A razão como fundamento do conhecimento
C) A ideia de que a razão humana é incapaz de compreender a realidade
D) O Estado como expressão do poder opressor


30. Para o filósofo Thomas Hobbes, o estado natural do ser humano é:

A) Um estado de paz e cooperação
B) A constante luta pela sobrevivência e o caos
C) A busca pela realização da liberdade absoluta
D) A busca pela verdade universal e imutável


**31. O conceito de “imperativo categórico”

de Kant é:**

A) A regra moral que deve ser seguida sem exceções, independentemente das consequências
B) A moral baseada na busca pela felicidade
C) O princípio de que a razão humana deve sempre ser questionada
D) A obrigação de buscar o prazer


32. A corrente filosófica conhecida como “positivismo”, associada a Auguste Comte, é caracterizada por:

A) A valorização da ciência e da observação empírica como meios de conhecimento
B) A crença em princípios metafísicos e sobrenaturais
C) A crítica ao materialismo e à razão pura
D) A busca pela perfeição moral através da reflexão filosófica


33. A noção de “poder” na filosofia de Michel Foucault é entendida como:

A) Algo apenas ligado ao Estado e suas instituições formais
B) Uma força negativa que impede o desenvolvimento humano
C) Uma rede de relações que permeia a sociedade e as instituições
D) Algo que deve ser evitado a todo custo pela moralidade


34. A filosofia política de Jean-Jacques Rousseau está centrada na ideia de:

A) A liberdade individual absoluta como valor maior
B) O contrato social que funda a soberania popular
C) A total obediência ao poder monárquico
D) A necessidade de um governo totalitário para garantir a ordem


35. No contexto filosófico, o que significa “empirismo”?

A) A crença de que todo conhecimento deriva da razão pura
B) A ideia de que todo conhecimento deriva da experiência sensorial
C) A rejeição de qualquer tipo de conhecimento que não seja científico
D) A noção de que o conhecimento só pode ser obtido através da introspecção


36. O conceito de “estrela da manhã” e “estrela da tarde” é uma metáfora usada por Nietzsche para:

A) Representar a morte e o fim das grandes ideias
B) Indicar a ascensão e queda dos grandes impérios
C) Refletir sobre a transformação do ser humano em sua busca pela liberdade
D) Demonstrar o surgimento de uma nova moralidade


37. A filosofia de Baruch Spinoza pode ser resumida pela ideia de:

A) A busca pela liberdade individual acima de tudo
B) A identificação de Deus com a natureza e a realidade como uma totalidade
C) A moralidade como a aplicação das leis naturais na sociedade
D) O princípio da separação entre a razão e a emoção


38. O conceito de “fenômeno” e “númeno” é central na filosofia de:

A) Immanuel Kant
B) Georg Wilhelm Friedrich Hegel
C) Friedrich Nietzsche
D) Jean-Paul Sartre


39. A “moral dos senhores” e a “moral dos escravos” são termos usados por Nietzsche para distinguir:

A) A moralidade das classes altas e baixas na sociedade
B) A ética religiosa e secular
C) O comportamento dos filósofos e do povo
D) A moralidade do indivíduo isolado e da coletividade


40. A teoria das “ideias inatas” é defendida por qual filósofo?

A) René Descartes
B) John Locke
C) David Hume
D) Immanuel Kant


41. O que significa o conceito de “verossimilhança” no pensamento de Aristóteles?

A) A busca pela verdade absoluta sem questionamentos
B) A noção de que as ideias devem ser plausíveis e aproximadas à realidade
C) A defesa de que o conhecimento não deve ser posto em dúvida
D) A rejeição das ideias preconcebidas em favor de um conhecimento prático


42. Para Descartes, a razão humana é a principal ferramenta para:

A) Resolver os problemas da moralidade
B) Compreender a realidade material e alcançar a verdade
C) Encontrar a felicidade individual
D) Garantir o funcionamento das instituições sociais


43. A crítica à metafísica e à busca pelo conhecimento através dos sentidos é central na filosofia de:

A) David Hume
B) René Descartes
C) Platão
D) Immanuel Kant


44. O que significa “sofismo” no contexto da filosofia antiga?

A) O estudo da moralidade através de argumentos lógicos e racionais
B) A busca pela sabedoria universal e imutável
C) O uso de raciocínios aparentemente lógicos, mas falaciosos, para enganar ou manipular
D) A técnica filosófica usada para alcançar a verdade absoluta


45. O “imperialismo” é um conceito de filosofia política defendido por:

A) Karl Marx
B) Thomas Hobbes
C) Jean-Paul Sartre
D) Friedrich Nietzsche


46. Para o filósofo John Locke, os direitos naturais do ser humano incluem:

A) O direito à propriedade, liberdade e busca pela felicidade
B) O direito de dominar as classes inferiores
C) O direito à igualdade social plena
D) O direito de impor suas crenças sobre os outros


47. A ideia de “sociedade justa”, defendida por Platão, exige:

A) Que todas as classes sociais sejam abolidas
B) Que os cidadãos sejam igualmente ricos
C) Que os indivíduos realizem suas funções sociais conforme suas aptidões naturais
D) Que todos os cidadãos sejam livres para fazer o que desejarem


48. O que significa o conceito de “doxa”, segundo Platão?

A) O conhecimento verdadeiro, universal e imutável
B) O conjunto de crenças e opiniões baseadas na experiência sensorial
C) A filosofia prática baseada na ética
D) O estudo dos sentidos e suas implicações na percepção do mundo


49. No contexto da filosofia moral, o que significa “hedonismo”?

A) A busca pelo prazer como objetivo da vida
B) A rejeição de qualquer tipo de prazer em nome da virtude
C) A ênfase na razão como guia para a felicidade
D) A busca pela sabedoria como princípio fundamental


50. A principal ideia defendida por Sócrates em seus diálogos é:

A) Que o conhecimento está além das capacidades humanas
B) Que a virtude está em saber questionar e examinar a própria vida
C) Que a felicidade se encontra nas riquezas materiais
D) Que a verdade é universal e não pode ser alterada


Gabarito:

  1. A
  2. D
  3. C
  4. C
  5. C
  6. B
  7. B
  8. C
  9. B
  10. B
  11. C
  12. B
  13. A
  14. B
  15. A
  16. B
  17. B
  18. B
  19. A
  20. B
  21. B
  22. B
  23. C
  24. B
  25. B
  26. B
  27. A
  28. B
  29. A
  30. B
  31. A
  32. A
  33. C
  34. B
  35. B
  36. C
  37. B
  38. A
  39. A
  40. A
  41. B
  42. B
  43. A
  44. C
  45. A
  46. A
  47. C
  48. B
  49. A
  50. B

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A Independência do Brasil: Contexto Histórico, Consequências e Legado

A Independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro de 1822, é um dos marcos mais importantes da história do país. Esse evento não apenas marcou a separação política do Brasil em relação a Portugal, mas também teve profundas repercussões sociais, econômicas e culturais que moldaram o Brasil como nação. Neste artigo, vamos explorar o contexto histórico da independência, as principais causas, os acontecimentos que levaram à ruptura com a metrópole, as consequências imediatas e o legado duradouro dessa conquista. Contexto Histórico e Causas da Independência do Brasil O Brasil foi uma colônia portuguesa por mais de 300 anos, durante os quais a metrópole extraiu vastos recursos naturais e utilizou a mão de obra escravizada para garantir sua riqueza. Contudo, no início do século XIX, o cenário político mundial estava passando por grandes mudanças, influenciado principalmente pelas Guerras Napoleônicas e pelos movimentos de independência nas colônias americanas. Em 1808, a família real portuguesa se refugiou no Brasil devido à invasão das tropas napoleônicas em Portugal. Essa transferência trouxe mudanças significativas para a colônia, como a abertura dos portos brasileiros ao comércio estrangeiro e a instalação de uma corte no Rio de Janeiro. Com a chegada da família real, o Brasil passou a ser tratado de forma mais autônoma, o que gerou tensões entre as elites brasileiras e o governo português. A situação política se agravou em 1820, com a Revolução Liberal do Porto, que exigia a volta de Dom João VI a Portugal e a adoção de uma constituição. A resposta foi a convocação das Cortes Portuguesas, que impunham restrições à autonomia do Brasil. Em meio a esse cenário de crescente descontentamento, D. Pedro I, filho de Dom João VI, foi colocado na posição de liderança do Brasil. O Grito do Ipiranga: A Proclamação da Independência O momento decisivo para a Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro I, em resposta ao ultimato das Cortes Portuguesas, proclamou a independência do Brasil às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo. Com um famoso grito de “Independência ou Morte!”, ele selou a ruptura definitiva com Portugal. A independência foi formalizada meses depois, com o reconhecimento de D. Pedro I como Imperador do Brasil. A cerimônia de coroação aconteceu em 12 de outubro de 1822, e, com isso, o Brasil tornou-se um império independente, mas com muitas questões a serem resolvidas, como a manutenção da escravidão e a definição da estrutura política e administrativa do novo país. Consequências Imediatas da Independência do Brasil Embora a independência tenha sido proclamada em 1822, a separação de Portugal não ocorreu de forma pacífica e imediata. Aparentemente, o Brasil não estava preparado para governar-se sem o apoio de Portugal. A transição para a independência foi marcada por conflitos internos, especialmente nas províncias que ainda resistiam à autoridade central. Além disso, a independência não significou uma ruptura total com o passado colonial. O Brasil manteve muitas das estruturas econômicas e sociais de sua antiga condição de colônia, como a escravidão e a forte presença da elite agrária. A independência foi, assim, uma continuidade para as classes dominantes, que conseguiram manter sua posição de poder no novo Império do Brasil. A Independência e o Legado para o Brasil O processo de independência do Brasil teve um impacto profundo em várias esferas da sociedade. Politicamente, o país passou a ser governado por uma monarquia, o que diferenciou o Brasil de muitas das suas colônias vizinhas, que se tornaram repúblicas. A estrutura monárquica trouxe estabilidade política ao Brasil por quase um século, até a Proclamação da República em 1889. Socialmente, a independência não alterou significativamente a situação dos escravizados, que continuaram a ser a base da economia agrária brasileira. A escravidão só foi abolida em 1888, muitos anos após a independência. Culturalmente, a independência do Brasil também ajudou a formar um sentido de identidade nacional. A figura de D. Pedro I, o “Imperador Constitucional”, passou a ser central para a construção dessa identidade, e símbolos como o Hino Nacional Brasileiro e o Dia da Independência se tornaram marcos de celebração e união nacional. A Independência do Brasil: Reflexões Finais A Independência do Brasil foi um processo complexo, que envolveu tanto rupturas quanto continuidades. Embora o país tenha se separado formalmente de Portugal, muitas das estruturas coloniais e os interesses das elites locais permaneceram intactos. A independência não foi um movimento revolucionário no sentido amplo, mas sim um rearranjo político que refletiu mais a manutenção do status quo das classes dominantes. Hoje, a Independência do Brasil continua sendo um dos eventos mais celebrados no país, simbolizando o nascimento de uma nação soberana. No entanto, é importante refletir sobre as complexidades desse processo, reconhecendo que, apesar da independência formal, muitas das lutas sociais e políticas pela igualdade e justiça só começaram a ser realmente enfrentadas ao longo dos séculos seguintes.

Exercícios de Geografia sobre a América Platina – com gabarito

QUESTÃO 1  – A América Platina é uma subdivisão da América do Sul. Essa região é composta por três países que são banhados pelos rios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Essas três nações que formam a América Platina são:  a) Peru, Chile e Bolívia  b) Argentina, Paraguai e Uruguai  c) Argentina, Brasil e Paraguai  d) Colômbia, Equador e Venezuela  e) Peru, Brasil e Paraguai QUESTÃO 2  – país da América Platina que possui a maior extensão territorial, além de ser o mais populoso, é:  a) Argentina  b) Brasil  c) Uruguai  d) Paraguai  e) Colômbia QUESTÃO 3  – Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América Platina, juntamente com o Brasil, integram um bloco econômico visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse bloco é:  a) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.  b) CAN – Comunidade Andina. c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.  d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.  e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe QUESTÃO 4 –  Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir, sobre os aspectos humanos da América Platina:  a) ( ) O país que possui maior concentração populacional (população absoluta) da América Platina é a Argentina. O país mais povoado (população relativa) é o Uruguai, visto que a sua densidade demográfica é a maior da região.  b) ( ) A Argentina e o Uruguai apresentam baixo índice de urbanização. O Paraguai, por sua vez, é o país mais urbanizado da América Platina.  c) ( ) Na Argentina, a exemplo do que ocorre no Paraguai, a população de origem europeia é a predominante.  d) ( ) Os três países da América Platina, em razão do processo de colonização, possuem o espanhol como idioma oficial.  e) ( ) A população da Argentina desfruta do melhor padrão de vida da América Platina, pois o país possui a melhor média de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. QUESTÃO 5 –  Sobre os aspectos físicos da América Platina, é correto afirmar que:  a) O relevo platino é caracterizado por áreas planas e altitudes que atingem, no máximo, 300 metros acima do nível do mar.  b) A América Platina possui vários rios, entre os principais estão: Paraná, Paraguai, Colorado e Amazonas.  c) O clima da América Platina apresenta diferentes caracteristicas conforme cada região: na porção norte, o clima predominante é o seco; ao sul, região do pampa, o clima é temperado.  d) A Área ocupada pela América Platina compreende mais de 50% do território da América do Sul.  e) A América Platina é formada pelos países da Argentina, Paraguai e Uruguai. Essas nações são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata, e estão localizadas na porção norte do território da América do Sul. GABARITO: 1 – Letra “b”. 2  – Letra “a”. 3 –  Letra “c”. 4 – a) V b) F d) V e) V

Exercícios de Geografia sobre a América do Sul – com respostas

QUESTÃO 1 –  A América do Sul é um subcontinente localizado na porção mais austral da América. Ao longo da sua extensão latitudinal, ela é cortada pelas seguintes linhas imaginárias:  A) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.  B) Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico.  C) Meridiano de Greenwich e Trópico de Capricórnio.  D) Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer.  E) Círculo Polar Ártico e Trópico de Capricórnio. QUESTÃO 2  – Quais são os dois oceanos que banham a América do Sul na porção leste e oeste?  A) Pacífico e Índico.  B) Atlântico e Pacífico  C) Mediterrâneo e Pacífico.  D) Atlântico e Mediterrâneo.  E) Índico e Atlântico. QUESTÃO 3  – A principal formação vegetal da América do Sul é a Floresta Amazônica. Ela é a maior formação florestal equatorial do globo, com alta biodiversidade e grande reserva de minerais. A Floresta Amazônica está distribuída espacialmente no Brasil e em outros 8 países, sendo eles:  A) Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.  B) Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Suriname, Equador e Guiana Francesa.  C) Peru, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.  D) Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.  E) Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa. QUESTÃO 4 – O El Niño é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, podendo ser definido como um aquecimento anormal das suas águas, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Tais alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta. SILVA, Júlio César Lázaro da. “El Niño”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/el-nino.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2021. Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul?  A) Fortes enchentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.  B) Secas periódicas no extremo sul da Argentina.  C) Nevascas nas partes mais altas da Colômbia.  D) Terremotos nas faixas litorâneas da Bolívia e do Peru.  E) Chuvas de granizo nas áreas desérticas do Chile. QUESTÃO 5 –  O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul. Ele faz fronteiras com 10 países da América do Sul, com exceção de  A) Bolívia e Peru.  B) Guiana e Chile.  C) Chile e Equador.  D) Argentina e Peru.  E) Equador e Guiana. QUESTÃO 6  – Uma megacidade é uma cidade que possui uma população absoluta maior que 10 milhões de habitantes. A partir dessa conceituação, a única megacidade da América do Sul é  A) Bogotá.  B) Buenos Aires.  C) Lima.  D) Santiago.  E) São Paulo. QUESTÃO 7  – Assinale abaixo a alternativa que caracteriza a política de industrialização de grande parte dos países sul-americanos no século XX.  A) Plataforma de exportações.  B) Substituição das exportações.  C) Planificação da economia.  D) Exportações de bens de capital.  E) Importação de bens primários. QUESTÃO 8 –  É uma união aduaneira, tipo de bloco econômico criado na década de 90 com o objetivo de fomentar as trocas comerciais entre os países sul-americanos, com destaque para Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, membros ativos do bloco na atualidade. Qual o nome do bloco citado no enunciado da questão?  A) Mercado Comum do Sul.  B) União Aduaneira do Sul.  C) Mercado do Cone Sul.  D) Acordo Comum do Sul.  E) Mercado do Extremo Sul. QUESTÃO 9 – (UFMS 2018) Os fenômenos atmosféricos El Niño e La Niña representam uma série de alterações no sistema formado pelos oceanos e pelo clima, envolvendo principalmente o Oceano Pacífico nas proximidades do oeste da América do Sul. Ambos produzem alterações no clima de todo o planeta. A principal diferença entre o El Niño e o La Niña é:  A) o El Niño promove secas em todos os continentes, e o La Niña é responsável pelo aumento das chuvas.  B) o El Niño surge do aquecimento das águas oceânicas, enquanto o La Niña surge de seu resfriamento anômalo.  C) o El Niño atua no hemisfério sul, ao passo em que o La Niña atua no hemisfério norte.  D) o El Niño provoca uma onda de umidade excessiva em todos os lugares, enquanto o La Niña é responsável pela seca extrema.  E) o El Niño é um fenômeno natural cíclico, e o La Niña é de responsabilidade das atividades humanas. QUESTÃO 10  – (Ufes 2010) “A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade, e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção centro-oriental da América do Sul, pela sua organização espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e industriais, dentre outras, tem procurado desenvolver uma política de boa vizinhança, com participação ativa na integração regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos e ampliando sua participação em várias organizações internacionais”. A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto afirmar:  A) As regiões do país configuram o cenário geopolítico brasileiro com importante atividade agropastoril, moderno sistema de exploração mineral, grande produtividade e descentralização industrial.  B) O Brasil ocupa, na América do Sul, uma posição semelhante à da Índia, na Ásia, por apresentarem, ambos, a maior extensão territorial e populacional.  C) A colonização do Brasil foi igual à dos outros países da América, pois contou com os mesmos colonizadores e tipo de ocupação.  D) Os conflitos e as guerras de grande intensidade são relevantes, para o Brasil e para a América do Sul, por serem comuns na história dos países sul-americanos.  E) O Mercosul, consolidado pelo Tratado do Rio de Janeiro, ao final da última década do século passado, é de grande importância geopolítica para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e demais associados da América do Sul. QUESTÃO 11 – (Ufes 2009) Um dos maiores reservatórios de água do mundo já foi visto como um imenso mar de água doce na América do Sul, com capacidade quase inesgotável e potencial para abastecer a população brasileira por cerca de 2500 anos. Agora novos estudos feitos mostram que pontos de difícil acesso e a existência de água salobra ou quente vêm reduzindo o volume que realmente pode ser usado

Exercícios de Geografia sobre a América do Norte – com respostas

QUESTÃO 1  – A América do Norte é uma subdivisão do continente Americano. Cite os países que integram essa parte do globo. QUESTÃO 2  – A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico. a) Mercosul b) Apec c) União Europeia d) Nafta e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI). QUESTÃO 3  – Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.  a) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.  b) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.  c) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.  d) A maioria da população canadense é de origem europeia.  e) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México. QUESTÃO 4  – A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte. a) Groelândia e Malvinas  b) Groelândia e Santa Helena  c) Bermudas e Groelândia  d) Bermudas e Alasca QUESTÃO 5  – Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.  a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.  b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.  c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.  d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.  e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte. RESPOSTAS: 1  – Localizada no extremo norte do continente americano, a América do Norte é formada por três países: México, Estados Unidos da América, Canadá. 2 –  Alternativa correta: letra “D”. 3 –  a) F b) V c) V d) V e) F 4 – Alternativa correta: letra “C”. 5 – Letra E.

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