A América do Sul tem especificidades que permitem uma configuração de biomas distintos se comparados aos localizados nas mesmas latitudes da África e Ásia.
A figura a seguir espacializa quatro biomas da América do Sul.

(Adaptado de CHRISTOPERSON, R. W.; BIKELAND, G. H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, p. 600, 2017.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre as características físico-naturais da América do Sul – responsáveis pela diversidade de biomas no continente –, assinale a alternativa correta.
- O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de alta latitude. Essas formações apresentam grande extensão por conta da dinâmica das massas de ar tropicais úmidas, o que forma um bioma com grande biodiversidade de fauna e flora.
- O Bioma 2 abarca savanas tropicais que ocorrem em áreas de relevo aplainado, formado por depressões e chapadas, áreas caracterizadas por verão úmido e inverno seco. Esse bioma apresenta fitofisionomias como cerradão, cerrado scricto sensu e campos limpos.
- O Bioma 3 abrange as áreas de desertos e semidesertos quentes. Sua gênese está associada à proximidade com o trópico de Câncer e à presença da Cordilheira dos Andes, que bloqueia o deslocamento da umidade do Oceano Pacífico.
- O Bioma 4 engloba os campos de latitudes médias típicos de costas. Apresenta fitofisionomias abertas, caracterizadas por gramíneas altas e adaptadas ao relevo plano. Esses campos são desenvolvidos em climas tropicais com sazonalidade bem marcada pela pluviosidade.