Lista de Exercícios de História sobre o – PRIMEIRO REINADO

Exercícios de História Império – Primeiro Reinado

1. (Ufpe) Na manhã de 13 de fevereiro de 1825, na porta da Igreja do Pátio do Terço, em Recife, Frei Caneca foi despojado de suas ordens e executado.  

Considera(m)-se atividade(s) revolucionária(s) do Frei:

() jornalista, redator de O DIÁRIO NOVO jornal praieiro, responsável pela agitação intelectual da Revolução de 1848 em Pernambuco;  

() Frei Caneca participou da revolução de 1817 cujo ideário republicano era semelhante ao da Revolução de 1824;  

() Frei Caneca dirigiu, durante o Primeiro Reinado, um período revolucionário intitulado “Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco”;  

() Frei Caneca insurge-se contra a Constituição Outorgada, logo após a dissolução da Constituinte em 1823;  

() Dirigiu e foi redator principal do jornal O TÍFIS Pernambucano que combatia o absolutismo do Imperador Pedro I e incitava à rebelião.  

2. (Ufpe) O mapa a seguir apresenta o Brasil pré-independente, no século XIX. Algumas províncias estão coloridas e se destacam das restantes.  

Sobre as coloridas, analise as proposições a seguir:

(0) As províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Cisplatina foram as primeiras a aderir ao movimento de independência.  

(1) Todas as províncias destacadas no mapa foram visitadas pela esquadra de Cochrane, militar que combateu na guerra da Independência do lado brasileiro.  

(2) Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão e Bahia a resistência contra a independência foi mais forte, ocasionando lutas que se prolongaram além do 7 de setembro de 1822.  

(3) As províncias destacadas representam o “partido brasileiro”, que reunia aristocracia rural, os comerciantes nativos e os burocratas, e não defendiam a separação de Portugal.  

(4) A província Cisplatina conseguiu sua independência mais cedo que o próprio Brasil. Antes de 1822 a Cisplatina já se chamava Uruguai.  

3. (Ufpe) O processo de desenvolvimento da indústria brasileira não foi acompanhado de uma efetiva política protecionista aduaneira. Quais teriam sido as razões?  

(0) O Brasil como nação independente optou pelo liberalismo econômico.  

(1) A partir da presença da família Real no Brasil e durante todo o século XIX a doutrina econômica que comandou a industrialização foi o mercantilismo.  

(2) Os interesses britânicos criaram obstáculos a realização de uma política protecionista alfandegária.  

(3) A ideologia nacionalista encontrou grande ressonância no Império Brasileiro levando o Governo a praticar o liberalismo econômico.  

(4) A política econômica do Brasil durante todo o século XIX foi preferencialmente agrícola.  

4. (Ufba) “Finalmente, seguindo um plano já traçado de antemão, em 2 de julho de 1823, Madeira de Melo e seus homens deixavam Salvador, pressionados também pela esquadra inglesa comandada pelo Almirante Cochrane, que veio oficialmente em auxílio a Labatut.” (MENDES JR. , p. 159)  

Em relação ao processo histórico cujo desfecho está descrito no texto anterior, pode-se dizer:

(01) No Nordeste brasileiro, particularmente na Bahia, a disposição do povo até pela luta armada foi decisiva para a consolidação da Independência.  

(02) As guerras pela Independência configuram a luta dos brasileiros contra os representantes do colonialismo lusitano, ainda presentes em diversas províncias do Brasil.  

(04) A luta travada pelo povo baiano buscou resgatar o ideal da Conjuração dos Alfaiates de fazer da Bahia uma república independente e democrática.  

(08) A união de algumas províncias do Norte e Nordeste em torno da República do Equador foi decisiva para a vitória dos revolucionários.  

(16) Os revolucionários de 1823 lutavam por uma constituição que garantisse a soberania do povo, que fosse republicana e que extinguisse a escravidão.  

(32) O processo de independência do Brasil culminou com a implantação da forma de governo monárquico-parlamentarista, inspirada no modelo adotado na América Hispânica.  

Soma ( )  

5. (Unirio) Explique as razões político-comerciais que favoreceram a primazia inglesa no Brasil na primeira metade do século XIX.  

6. (Unirio) Cite uma mudança cultural ocorrida no Rio de Janeiro, em decorrência do estreitamento das relações comerciais com a Inglaterra, na primeira metade do século XIX.  

7. (Ufba) “Brasileiros! Salta aos olhos a negra perfidia, são patentes os reiterados perjúrios do Imperador, e está conhecida nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes… O sistema americano deve ser idêntico; desprezemos instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa.” (Manifesto de Proclamação da Confederação do Equador, em 12 de julho de 1824). (MENDES JR. , v. 2, p. 169)  

Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o processo de independência do Brasil, pode-se afirmar:

(01) A “negra perfídia” e os “perjúrios do Imperador” referidos no Manifesto demonstram o desagrado dos brasileiros para com as atitudes autoritárias tomadas por D. Pedro I, após a dissolução da Assembléia Constituinte.  

(02) O movimento revolucionário pernambucano que criticou o centralismo político imposto pela primeira Constituição pretendia reunir as províncias do Nordeste num governo republicano e federativo.  

(04) O “sistema de governo defeituoso em sua origem” decorreu da participação dos deputados brasileiros nas Cortes Constituintes de Lisboa e conseqüente aprovação de uma única constituição para o Reino Unido.  

(08) O sistema de governo mencionado no texto foi considerado pelos manifestantes “mais defeituoso em suas partes componentes”, porque estabelecia eleições baseadas no sufrágio universal e igualdade entre os três poderes.  

(16) A reação conservadora e aristocrática vivida pela Europa, após a derrota de Napoleão Bonaparte, foi contestada pela onda revolucionária liberal de 1830, que se refletiu no Brasil, através das críticas ao centralismo e autoritarismo de D. Pedro I.  

(32) A onda revolucionária liberal européia de 1848 refletiu-se no Brasil, através da vigência dos princípios federalistas estabelecidos com a maioridade de D. Pedro II.  

Soma ( )  

8. (Ufpe) Qual das alternativas a seguir contém as atividades produtivas que mais utilizaram a mão-de-obra escrava nos períodos Colonial e Imperial, no Brasil?  

a) Cultura de subsistência nas colônias de parceria, na região Sul, e criação de gado nas terras gaúchas.  

b) Extração de pau-brasil, culturas do fumo e do algodão. c) Produção de açúcar, cultura do café e mineração. d) Pecuária e mineração. e) Comércio, construção de estradas de ferro e produção de açúcar.  

9. (Uepg) A incerta linha de Tordesilhas foi suplantada pela expansão das bandeiras paulistas, pelos criadores de gado, pelas forças militares e pela mineração.  

A partir do século XVIII a configuração territorial do Brasil passou a se aproximar bastante da atual, com exceção das fronteiras do Sul.  

Sobre as questões territoriais no sul do Brasil, assinale o que for correto.  

  1. No século XVIII, Portugal e Espanha disputaram os territórios das Sete Missões, ocupados por índios e jesuítas, e a Colônia do Sacramento, fundada no Rio da Prata, hoje território uruguaio.  
  2. A Colônia do Sacramento, base estratégica para o contrabando da prata oriunda da Bolívia e do Peru, foi incorporada ao Brasil em 1821, com a denominação Província Cisplatina.  
  3. A Província Cisplatina jamais se integrou ao Brasil em virtude da origem espanhola de seus habitantes e os conflitos de interesses na região do Prata.  
  4. Em 1827, a Província Cisplatina tomou-se a República do Uruguai. Duas forças políticas disputavam o poder: o Partido Blanco, dos pecuaristas, que se apoiava na Argentina, e o Partido dos Colorados, dos comerciantes de Montevidéu, que era simpático ao Brasil.  
  5. A Inglaterra, favorável à formação de uma grande república no Rio da Prata, colocou-se sempre contra a intervenção do Brasil nessa região.  

10. (Unesp) A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:

a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador. b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular. c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra. d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País. e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.  

11. (Fuvest) A organização do Estado brasileiro que se seguiu à Independência resultou no projeto do grupo:  

a) liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado. b) maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão. c) liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembléia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social. d) cortesão, que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econômico. e) liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.  

12. (Unicamp) Durante o processo de Independência da América Latina, diferentes significados foram atribuídos à idéia de liberdade.  

Explique o significado da liberdade para:

a) Simón Bolívar, um dos líderes da Independência da América espanhola. b) Toussaint Louverture e Dessalines, líderes da Independência do Haiti. c) Pedro I, imperador do Brasil.  

13. (Unesp) “Brasileiros! Salta aos olhos a (…) perfídia, são patentes os reiterados perjuros do Imperador, e está conhecida a nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem e mais defeituoso ainda em suas partes componentes. As constituições, as leis e todas as instituições humanas são feitas para os povos e não os povos para elas. Eis, pois, brasileiros, tratemos de constituir-nos de um modo análogo às luzes do século em que vivemos (…), desprezemos as instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa.” (MANIFESTO DOS REVOLUCIONÁRIOS DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, 1824)  

Com base no texto, indique:

a) o tipo de governo qualificado como “defeituoso”; b) o sistema de governo proposto pelos revoltosos.  

14. (Fuvest) Procure interpretar a “charge” de Miguel Paiva, analisando sua versão da Independência do Brasil.  

15. (Fuvest-gv) Explique o processo politico que resultou na abdicação de D. Pedro I em 1831.  

16. (Fuvest) Ao proclamarem a sua independência, as colônias espanholas da América optaram pelo regime republicano, seguindo o modelo norte-americano. O Brasil optou pelo regime monárquico:  

a) pela grande popularidade desse sistema de governo entre os brasileiros. b) porque a República traria forçosamente a abolição da escravidão, como ocorrera quando da proclamação da independência dos Estados Unidos. c) como conseqüência do processo político desencadeado pela instalação da corte portuguesa na colônia. d) pelo fascínio que a pompa e o luxo da corte monárquica exerciam sobre os colonos. e) em oposição ao regime republicano português implantado pelas cortes.

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Questões da Unesp sobre a Revolução Francesa – com gabarito

1. UNESP – 2020 (Segunda Fase) Questão:Quais são os principais fatores políticos, econômicos e sociais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa, conforme apresentados nos textos acima? Gabarito:A eclosão da Revolução Francesa foi influenciada por uma série de fatores políticos, econômicos e sociais. 2. UNESP – 2021 (Primeira Fase) Questão:A gravura representa a marcha de mulheres revolucionárias até o palácio real de Versalhes em 5 de outubro de 1789. Com base nessa imagem, analise o papel das mulheres na Revolução Francesa e sua luta por direitos. Gabarito:As mulheres desempenharam um papel importante na Revolução Francesa, especialmente nas primeiras etapas. A marcha de 5 de outubro de 1789, que levou centenas de mulheres ao Palácio de Versalhes, foi um exemplo claro de mobilização popular e exigência por mudanças. Elas protestavam contra a escassez de pão e a alta dos preços, mas também estavam exigindo que o rei Luís XVI voltasse para Paris e se tornasse mais acessível ao povo. As mulheres também desempenharam um papel ativo na criação de petições e na defesa dos direitos humanos, como o direito ao voto e à participação política, que mais tarde seriam ampliados nas reformas revolucionárias. 3. UNESP – 2018 (Meio de Ano) Questão:Explique duas medidas que revelam o caráter inovador do governo jacobino (1792-1794). Gabarito:

Lista de Exercícios sobre as Primeiras Civilizações

1. (UNESP 2021) Enunciado:A civilização mesopotâmica é uma das mais antigas da História, com contribuições significativas para o desenvolvimento da sociedade humana. Entre suas realizações, destaca-se a escrita cuneiforme, o Código de Hamurábi e a construção de zigurates. Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta sobre a civilização mesopotâmica. Alternativas:a) A civilização mesopotâmica desenvolveu a escrita cuneiforme, mas ela era usada apenas para registros religiosos.b) O Código de Hamurábi foi uma das primeiras tentativas de estabelecer leis, influenciando a formação do direito.c) As principais construções da Mesopotâmia eram as pirâmides, utilizadas para enterramentos reais.d) A agricultura foi irrelevante para o desenvolvimento da Mesopotâmia, que vivia exclusivamente do comércio.e) A civilização mesopotâmica não possuía um governo centralizado, com várias cidades independentes. Gabarito:b) O Código de Hamurábi foi uma das primeiras tentativas de estabelecer leis, influenciando a formação do direito. 2. (UNICAMP 2016) Enunciado:A civilização egípcia é famosa por suas realizações em diversas áreas, como arquitetura, religião e administração. Um dos maiores legados dessa civilização foram as pirâmides, construídas com o objetivo de servir como túmulos monumentais para os faraós. Com base no texto, marque a alternativa correta sobre a sociedade egípcia. Alternativas:a) A religião egípcia não tinha nenhum vínculo com as práticas funerárias, que eram exclusivamente políticas.b) Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e realizavam rituais funerários complexos para garantir a vida após a morte.c) As pirâmides egípcias eram construídas apenas para os sacerdotes e membros da classe baixa da sociedade.d) O faraó, em Egito Antigo, não era considerado uma figura divina, mas um governante secular.e) A sociedade egípcia era ateia e negava a ideia de vida após a morte, focando apenas em práticas de preservação da vida terrena. Gabarito:b) Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e realizavam rituais funerários complexos para garantir a vida após a morte. 3. (FUVEST 2015) Enunciado:O comércio entre as civilizações da Antiguidade foi fundamental para a difusão de produtos e ideias. Entre as grandes rotas comerciais, destaca-se a Rota da Seda, que ligava o Império Romano à China. Com relação a esse contexto, marque a alternativa correta. Alternativas:a) A Rota da Seda foi exclusivamente utilizada pelos romanos para escoar suas mercadorias.b) A Rota da Seda facilitou o comércio de produtos como especiarias e tecidos, além da troca cultural entre o Ocidente e o Oriente.c) O comércio pela Rota da Seda restringia-se apenas aos produtos agrícolas e minerais, sem grande influência cultural.d) A Rota da Seda foi uma via exclusiva para o comércio de escravos entre o Império Romano e a China.e) O comércio na Rota da Seda era proibido, e as caravanas eram usadas apenas para deslocamento de militares. Gabarito:b) A Rota da Seda facilitou o comércio de produtos como especiarias e tecidos, além da troca cultural entre o Ocidente e o Oriente. 4. (UNESP 2020) Enunciado:A civilização da Índia Antiga possui diversos legados importantes, incluindo o desenvolvimento de um sistema de castas e a contribuição para as religiões indianas, como o hinduísmo e o budismo. Com base nas informações, assinale a alternativa correta sobre a civilização indiana. Alternativas:a) O sistema de castas foi abolido completamente com a ascensão do Império Maurya, no século III a.C.b) O hinduísmo e o budismo surgiram no mesmo período, com ambas as religiões enfatizando a busca pela salvação através do karma e da meditação.c) A civilização indiana não possuía sistema de escrita, tornando a transmissão do conhecimento limitada.d) O budismo, embora nascido na Índia, nunca se espalhou para outras regiões do mundo.e) A Índia Antiga não desenvolveu grandes avanços nas áreas matemáticas e científicas, apesar de sua grande cultura religiosa. Gabarito:b) O hinduísmo e o budismo surgiram no mesmo período, com ambas as religiões enfatizando a busca pela salvação através do karma e da meditação. 5. (UNICAMP 2017) Enunciado:As civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, possuíam uma estreita relação com o meio ambiente. A agricultura, em particular, foi um dos pilares do desenvolvimento dessas sociedades. Sobre o impacto da agricultura nas civilizações antigas, assinale a alternativa correta. Alternativas:a) A agricultura não foi relevante para as civilizações antigas, já que todas dependiam da caça e da coleta de alimentos.b) O domínio da agricultura permitiu a criação de excedentes alimentares, o que favoreceu a especialização do trabalho e o surgimento de outras atividades econômicas.c) A agricultura foi importante apenas para a civilização egípcia, que dominou a irrigação no rio Nilo.d) O impacto da agricultura foi limitado às sociedades mediterrâneas, sem reflexos nas demais civilizações.e) As civilizações antigas não utilizavam técnicas de irrigação, e a agricultura era realizada de forma primitiva, sem grandes inovações. Gabarito:b) O domínio da agricultura permitiu a criação de excedentes alimentares, o que favoreceu a especialização do trabalho e o surgimento de outras atividades econômicas. 6. (FUVEST 2018) Enunciado:A civilização chinesa, uma das mais antigas do mundo, teve grande influência sobre as culturas asiáticas. A religião tradicional da China envolvia o culto aos ancestrais e a crença no Confucionismo. Com relação à civilização chinesa, marque a alternativa correta. Alternativas:a) A religião chinesa foi exclusivamente monoteísta, com um único deus sendo adorado por toda a população.b) O Confucionismo pregava a importância da harmonia social, das relações hierárquicas e da educação para o bem-estar da sociedade.c) A cultura chinesa não teve influência sobre outras civilizações e permaneceu isolada por milênios.d) O império chinês era governado de forma democrática, com a participação ativa da população na escolha de seus líderes.e) A China nunca desenvolveu a escrita, limitando-se a transmitir a cultura oralmente. Gabarito:b) O Confucionismo pregava a importância da harmonia social, das relações hierárquicas e da educação para o bem-estar da sociedade. 7. (UNICAMP 2014) Enunciado:As civilizações da Antiguidade deixaram um legado cultural que influenciou fortemente o mundo ocidental. Entre os legados mais importantes estão os sistemas de governo, a arte e a arquitetura. Marque a alternativa correta sobre as civilizações da Antiguidade. Alternativas:a) A democracia grega era uma prática exclusiva de Atenas, mas se espalhou rapidamente por todo o mundo grego.b) As civilizações antigas não possuíam nenhum tipo de arte ou arquitetura significativa,

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